Em nosso Laboratório de Solos  fazemos  a calibração da Curva de Retenção  da sua área irrigada,  para  você calcular a lâmina de irrigação a ser aplicada no sistema de irrigação,  em função das leituras dos tensiômetros no campo.


Para um mesmo valor de leitura dos tensiômetros,  a lâmina de irrigação a ser aplicada,  depende da retenção de água do solo (CAD), que é específica para cada tipo de terreno.


Agende uma reunião virtual para demonstrarmos como se maneja  a irrigação com base na Curva de Retenção do solo.







Emprestamos as ferramentas e os anéis em aço inox para coleta das amostras no campo.



Fornecemos orientações de coleta das amostras geo-referenciadas, para que seja possível a criação dos mapas de solo para fins de projeto e manejo da irrigação



Distribuição Espacial da CAD

do Solo - Curva de Retenção



Gotejamento x Área Molhada



Na irrigação por gotejamento as dimensões do bulbo molhado no solo são importantes para a definição do espaçamento entre emissores na linha lateral (Fase de Projeto) e na definição da porcentagem de área molhada no solo (Fase de Manejo da Irrigação)


A medição do bulbo molhado no solo (largura / profundidade) pode ser feita com base em ensaios de campo ou simulação em computador. 


Os ensaios de campo requerem pessoal e equipamentos especializados para ser feito com precisão.  Normalmente estes ensaios  são limitados a  uma única vazão de gotejador e a uma única umidade inicial do solo em função da dificuldade operacional de se medir o bulbo molhado no solo.


No processo de simulação da formação dos bulbos molhados em computador, utilizamos a solução da Equação de Richards tri-dimensional por método numérico (elementos finitos).  Nestas simulações é possível trabalhar com várias vazões de gotejadores, diversas umidades iniciais do solo e diversas estratégias de irrigação (turno de rega / irrigação por pulsos), com o emissor enterrado e sobre a superfície do solo.


O processo de simulação é feito com base nas análises físicas de solo: Curva de retenção e Condutividade Hidráulica Saturada.